2020 HONDA CBR1000RR-R FIREBLADE SP
Apresentada na EICMA
A CBR1000RR-R SP é um modelo totalmente novo, fabricado a pensar na condução em circuito e para níveis sem precedentes de performance e controlo. O seu motor de quatro cilindros em linha é fortemente inspirado na eficiência de combustão e nas tecnologias de baixo atrito da RC213V-S – partilhando com esta, por exemplo, o diâmetro e o curso dos pistões; a Fireblade também possui bielas de titânio e pistões de alumínio forjado. O sistema variável de controlo de binário da Honda (HSTC) foi otimizado com a adição de um Modo de Arranque ajustável aos parâmetros, já existentes, de controlo da potência (P), travão-motor (EB) e anti-cavalinho (W); este modelo está ainda equipado de série com um sistema Quickshifter de mudanças rápidas. O quadro, tipo diamante, em alumínio possui um braço oscilante mais longo e oriundo da RC213V-S, com Unidade de Medição de Inércia (IMU - Inertial Measurement Unit) de seis eixos, amortecedor de Direção Eletrónico Honda (HESD - Honda Electronic Steering Damper) de 3 níveis e suspensões Öhlins Smart Electronic Control (S-EC) de 2ª geração, com interface de utilizador. As novas pinças de travão Brembo Stylema possuem discos de 330 mm e ABS de 2 níveis. A ciclística e a posição de condução têm uma inclinação confirmada nas performances aerodinâmicas e a carenagem possui alhetas oriundas do MotoGP para gerar força descendente. O ecrã TFT a cores e o sistema Honda Smart Key dão os complementos finais a este modelo.
Nas palavras de Yuzuru Ishikawa, Líder Principal do Projeto (LPL) da CBR1000RR-R Fireblade de 2020:
"Este ano nasceu uma nova Fireblade. E as nossas intenções não podiam ser mais claras. Os "campos de batalha" da CBR1000RR-R são os circuitos de corrida, onde o piloto pode pôr à prova todo o potencial de performance deste modelo. O motor tem pistões com o mesmo diâmetro e curso que os da RC213V e optámos por manter os quatro cilindros em linha e o intervalo de combustão regular devido à maior liberdade na disposição dos elementos e também para manter a unidade compacta, a alta potência e a facilidade de controlo que esta configuração oferece. Acreditamos piamente que os condutores de todo o mundo poderão usufruir de um nível totalmente novo de performances com a nova CBR1000RR-R – um modelo que está como "peixe na água" nas pistas de corrida."Fonte: hondanews
@ 4-11-2019 22:03:00