Honda X-ADV vence Rally de Gibraltar de 2019
Renato Zocchi garantiu a vitória na Classe 2 da Corrida de Gibraltar de
2019, uma rally de de 7.000 quilômetros pela Europa. Foi a segunda vez
participou nesta competição, que recentemente concluiu a quarta edição,
superando motos de médio porte e ficando em sétimo lugar no geral - na
maxi-scooter Honda X-ADV. Enquanto isso, Allan Alistair venceu a Classe 1
numa BMW HP2 Enduro e Mark Kinnard venceu a Classe 3 numa KTM EXC 500
Rally - ocupando o primeiro e o segundo lugares, respectivamente.
Honda X-ADV superou as motos de enduro classe 2
Renato Zocchi # 17 e a sua 745cc Honda X-ADV conseguiram bater os outros pilotos de endurance em motos de aventura Classe 2 (601 cc a 950 cc) como a KTM 950 Super Enduro, a KTM 790 Adventure R , a KTM 690 Enduro e a KTM 640 Adventure, KTM 660 Rally, Husqvarna 701 Enduro e BMW F 800 GS Adventure . Esta foi uma grande vitória para a Honda e uma grande conquista para Zocchi, que renovou o desafio do ano passado de colocar em campo o X-ADV crossover maxi-scooter, que foi apelidada de “SUV das duas rodas”.
O fator divertido de entrar num evento tão exigente, numa maxi-scooter não foi perdido em Zocchi. “O que mais expressa os meus sentimentos a bordo desta máquina incrível é a palavra 'engraçado'. Muitos nunca imaginariam, esta espécie de desafio e correr com algo que ninguém teria escolhido para fazer uma corrida como esta, e ao contrário disso, guiando-a lado a lado com as motos de enduro de um cilindro e dois cilindros, o 'sentimento' é só isso: divertido! ”, disse Zocchi.
Enquanto o X-ADV de Zocchi foi especialmente equipada para a tarefa, a crossover maxi-scooter mostrou-se tão confiável, robusta e capaz quanto qualquer bicicleta de aventura de alta tecnologia e construída especificamente. A Corrida de Gibraltar é um teste sério de resistência tanto para o homem quanto para a máquina. A edição de 2019 levou os participantes numa rota de 7.000 quilômetros, que foi dividida em 14 etapas e ficou aberta ao tráfego público. O ataque envolveu uma mistura variada de terreno - asfalto e estradas de terra, trilhos de mula difíceis e rochosos, travessias de rios e seções de lama e grama. Os passageiros podiam escolher dormir em hotéis ou nas suas próprias tendas. Este ano, o evento Báltico-Atlântico começou em Gdansk, na Polônia, passando pela República Tcheca, Alemanha, Itália e França - terminando no Farol do Cabo Finisterra, na Espanha. Todo a prova foi realizada de 21 de junho a 6 de julho de 2019.
Renato Zocchi é um experiente piloto off-road com uma vitória do Pharaohs Rally, bem como vários sucessos no Dakar e no Baja 1000. Como piloto de motocross, venceu vários campeonatos nacionais na Itália e o terceiro lugar no campeonato mundial. Aqui está o que ele tem a dizer sobre sua experiência na Corrida de Gibraltar 2019:
"No ano passado, na Corrida de Gibraltar, eu diverti-me muito. Realizar um ataque tão longo com um maxiscooter, mesmo sendo tão excepcional quanto a X-ADV, foi muito exigente, mas deu-me emoções fortes. Apenas a tecnologia e A confiabilidade tornaram isto possível este ano, as 14 etapas foram muito variadas e muitas vezes também lelectivas utilizando a experiência do ano passado com a X-ADV, dessa vez eu pude tirar vantagem de seus pontos fortes ainda melhor.”
“Em comparação com 2018, este ano fizemos algumas alterações adicionais à X-ADV, para aumentar a altura do solo e torná-la mais adequada para off-road extremo. Para o evento deste ano, eu tinha uma X-ADV 2019, equipada com eletrônica avançada comparada ao primeiro modelo, que é o modo G da caixa de DCT , o controle de tração em dois níveis e uma extensão maior do motor, o que a torna ainda mais potente em off-road.”
“O motor e o chassi são padrão. Um sistema de exaustão SC-Project de alto desempenho foi instalado e as suspensões foram ajustadas para calibração extrema off-road com os componentes Öhlins by Andreani Group. Os pneus são Anlas Capra X, a mistura perfeita para longas distâncias na estrada e off-road, montados em rodas Bartubeless. O projeto para elevar a estrutura da X-ADV foi estudado pela Rollfactory e todas as modificações foram realizadas na oficina Honda do concessionário Moto Macchion em Legnano, onde Stefano Lucenti realizou e coordenou todo o trabalho, com o cuidado de uma corrida real.”
“Para as roupas escolhi novamente OJ, com as quais me senti muito bem em todas as condições meteorológicas, que nesta corrida variaram entre 2 a 50 graus. Para a segurança, sou sempre fiel à Arai, com uma X4 Tour, e para navegação e fotos e vídeos, eu estava equipado com as câmeras Garmin, GPsmap276Cx e VIRB, o que me permitiu publicar todas as atualizações nos meus perfis sociais.”
“Um agradecimento especial à Honda Motor Europe - Itália, que acreditou em mim, fornecendo-me uma nova Honda X-ADV e apoiando-me da melhor forma. Eu sinto-me realmente como parte de uma equipa, e ver o farol de Finisterre, como vencedor, este ano confirmou isso!”
by Jenna Genio@ 12-7-2019 11:21:42