Honda CRF1100L Africa Twin 2022

Melhoramentos, actualizações e novos grafismos

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports partilha o quadro, o motor e a posição de condução da CRF1100L Africa Twin, cujo foco é a condução fora-de-estrada, mas tem um papel muito próprio: oferecer ao condutor uma verdadeira capacidade de percorrer longas distâncias e um caráter muito prático, tanto em estrada, como fora dela.

Para isso, o depósito de combustível tem 24,8 litros de capacidade e a moto tem um complemento maior de proteções contra o vento (carenagem frontal e painéis laterais), para além de um para-brisas com regulação em altura, uma grande proteção para o cárter do motor, um porta-bagagens traseiro em alumínio e pneus e jantes tubeless. O carregador ACC e os punhos aquecidos também são de série.

Em 2020, as alterações tornaram a moto menor, mais delgada, mais baixa e também 5 kg mais leve, isto em relação ao modelo anterior de 998 cm³; as performances, por outro lado, ficaram mais fortes graças às alterações introduzidas no motor, com mais 7% de potência de pico, mais 6% de binário máximo e bastante mais força em todas as rotações. O motor foi a primeira unidade Honda a ter homologação EURO5. O quadro também foi todo revisto e possui um novo subquadro em alumínio. O braço oscilante tem por base a unidade do modelo de motocross, a CRF450R.

No centro da Africa Twin Adventure Sports, encontramos uma Unidade de Medição de Inércia (IMU - Inertial Measurement Unit) de seis eixos que comanda não apenas o sistema de controlo de tração HSTC de 7 níveis, mas também os 3 níveis do sistema de controlo anti-cavalinho, o ABS em curva (com configuração off-road), o sistema de controlo de elevação da traseira e a função de deteção de curvas na versão DCT. Há quatro modos de condução por defeito: URBAN, TOUR, GRAVEL e OFF-ROAD.

Para um amortecimento ideal da suspensão dianteira e traseira, a Africa Twin Aventure Sports está disponível por opção com suspensões Showa EERA™. Os quatro modos padrão – SOFT, MID, HARD e OFF-ROAD – abrangem todos os tipos de condições de condução e há um modo USER para ajustes personalizados. A pré-carga da mola traseira também pode ser ajustada com a moto parada.

Oferecendo um controlo total, a posição de condução apresenta um banco estreito e um guiador em posição elevada. As duas luzes DRL de condução diurna são de LEDs e incluem luzes de curva de três fases - que ajustam automaticamente o campo de iluminação dependendo do ângulo de inclinação, dando uma visibilidade ideal e melhorando a segurança.

O controlo da velocidade de cruzeiro e os punhos aquecidos são de série. O ecrã multi-informações TFT por toque de 6,5 polegadas a cores oferece uma experiência envolvente com os sistemas da moto; a juntar a isso, o ecrã MID tem também protocolo Apple CarPlay®e conectividade Bluetooth, com a funcionalidade Android Auto® a ser introduzida no início de 2021.

Para 2022, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sport apresenta uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) melhorada; esta caixa oferece uma maneabilidade ainda mais suave em 1ª. e 2ª.; a moto tem também um novo para-brisas regulável mais curto e novo grafismo "Cracked Terrain" muito elegantes.

Estilo e Equipamento

  • Complemento de proteções e *novo* para-brisas mais curto com regulação.
  • Novo grafismo "Cracked Terrain"
  • Depósito de combustível de 24,8 L, painéis com inserções de alumínio, porta-
    -bagagens traseiro e proteção inferior do motor
  • Luzes DRL de Condução Diurna com Luzes de Curva
  • Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, punhos aquecidos e ficha de acessórios
  • Ecrã TFT sensível ao toque TFT de 6,5 polegadas (ecrã MID multi-informações)
  • Os protocolos Apple CarPlay® e Android Auto® permitem a utilização de um smartphone através do ecrã multi-informações MID

Motor

  • O motor de 1.084 cm³ debita uma potência de pico de 75 kW e um binário máximo de 105 N·m
  • A juntar ao aumento verificado na cilindrada, as atualizações de 2020 incluíram uma nova cabeça de motor, novo comando e elevação das válvulas, nova rampa de aceleração e novo sistema de escape
  • A Válvula de Controlo Variável do Escape (ECV - Exhaust Control Valve) oferece uma sonoridade envolvente a baixa rotação e excelentes performances a alta rotação

Gestão eletrónica do motor e da ciclística

  • Os níveis de intervenção do sistema HSTC de controlo de tração com gestão da unidade IMU têm agora maior foco na condução fora-de-estrada
  • Função anti-cavalinho com 3 níveis e gestão IMU
  • Quatro modos de condução: TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD.
  • Dois modos USER que permitem a personalização total dos modos de condução

Transmissão de Dupla Embraiagem

  • Mudanças super-rápidas, "fáceis e diretas" em modo manual (MT) ou nos modos D e S automáticos
  • Modo S (com 3 níveis), permite maior rotação do motor e reduções mais cedo que o modo D, para um estilo de condução agressivo
  • Interruptor G para melhor tração da roda traseira na condução fora-de-estrada
  • Função de deteção da inclinação, adapta o padrão das mudanças à inclinação do pavimento
  • Unidade IMU oferece uma função de deteção de curvas, para melhoria dos pontos de mudança
  • Para 2022, as revisões ao nível do comando das válvulas oferece melhor maneabilidade no arranque e a velocidades muito baixas

Ciclística

  • Quadro leve, com subquadro em alumínio aparafusado e braço oscilante leve e rígido semelhante ao da CRF450R, para a melhor tração e feedback da roda traseira
  • Unidade de Medição de Inércia de seis eixos colocada no centro da moto
  • O ABS em curva oferece uma sensibilidade de alta segurança e possui definição para a condução fora-de-estrada

Acessórios

A gama de Acessórios Originais da Honda Africa Twin Adventure Sports inclui uma top case (42 L) e malas laterais (37 L esquerda/33 L direita) premium em alumínio, para além de uma top case de grandes dimensões (58 L) e malas laterais (40 L esquerda/30 L direita) ambas em plástico, banco de duas alturas (uma opção mais baixa de 825-845 mm e outra mais alta de 870-895 mm), um extensor de para-brisas e um conjunto de defletores, um saco de depósito de 4,5 L, protetores laterais para o depósito, proteções para o motor, grelhas para os radiadores, barras de proteção lateral para as carenagens, faróis de nevoeiro de LEDs e descanso central.

Para maior conveniência, os acessórios estão disponíveis no Pack Super ou no Pack Travel

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports vai estar disponível nas seguintes cores:

  • Branco Pérola Tricolour Glare
  • Preto Metalizado Ballistic Mate

Novidade para 2022, o novo design "Cracked Terrain" e os novos esquemas cromáticos, que agora apresentam novas tampas laterais de alumínio totalmente pretas e porta-bagagens traseiro também em alumínio.




Fonte: motorcyclesports




@ 27-8-2021 15:47:59

Galeria de fotos


Mais